Páginas

quarta-feira, 11 de março de 2009

Medo de escrever

Em recente crônica que publiquei na Revista da Anclivepa-SP (http://www.anclivepa-sp.org.br/rev-61-04.htm) tratei de um assunto que muitos colegas já vinham me questionando. Onde escrever? Eu quis começa um pouco antes: quem quer escrever? Os questionamentos são sempre norteados pela 'qualidade' da revista em que se vai publicar, mas a questão inicial é que poucos querem, realmente, escrever. E na medicina veterinária, isso é ainda mais notório.
A questão é tão somente querer escrever e, em saguinda, saber qual o objetivo do texto. Claro que o curriculum de um pesquisador precisa de publicações Qualis A, mas este texto fica restrito ao meio acadêmico. Se o objetivo é atingir público maior, menos especializado ou leigo, o destino do texto deve ser outro. E quem fará o texto ser bom será seu autor.
Tudo isso parece óbvio agora, mas muitas pessoas perdem tempo e conhecimento preciosos ao se negarem a escrever ou dar consultoria a revistas 'menos conceituadas'. O texto bem escrito e atraente pode suplantar qualquer preconceito contra este ou aquele veículo.
E ao ler algo ruim em um deles não percamos tempo... publiquemos algo bom em sua próxima edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário